H&M e M.I.A. – World Recycle Week

Com falas fortes e diretas começa o clipe Rewear It, lançado ontem pela cantora M.I.A. em parceria com a H&M:

“É nossa obrigação colocar o mundo em uma nova direção.
O problema ambiental é real, essa é a questão mais importante da nossa geração.
Nós somos todos parte da solução para a mudança climática.
Nós não podemos esperar que outra pessoa tome essa atitude, existem coisas que todos nós podemos começar a realizar e que juntas podem fazer uma grande diferença.”

M.I.A., que sempre buscou trazer para as suas letras assuntos importantes – como política e imigração –  dessa vez se juntou a uma das maiores fast fashions do mundo para abraçar a campanha criada pela marca desde 2013, a World Recicle Week.

A campanha tem como objetivo arrecadar toneladas de roupas usadas – em boas condições ou não – e dar uma segunda vida para essas peças. As roupas doadas são classificadas de acordo com a sua condição, as que estão em bom estado podem ser utilizadas por outras pessoas como produtos de segunda mão. Aquelas que estão muito desgastadas ou rasgadas viram materias isolantes, enchimento para carros, fibras ou podem até mesmo virar matéria prima para produção de novos tecidos.

A ação consiste em estimular as pessoas que tem acesso à lojas da H&M a levar as suas peças usadas e em troca receber um voucher para a compra de uma peça nova. Nesse ano a World Recycle Week entra em ação entre os dias 18 e 24 de abril em todas as cidades onde a loja está presente.

Muitos devem estar achando estranho o fato de uma fast fashion – que sabemos que são as maiores causadoras dos desastres ambientais e humanos relacionados a indústria da moda – querer falar sobre o resgate do meio ambiente. Mas acredito que a mesma mão que feriu pode sim começar a apresentar novas atitudes, mudar a sua posição e aproveitar o seu reconhecimento no mundo todo para dar início a novas maneiras de lidar com todo o estrago que foi feito e ainda servir como fonte de inspiração para outras marcas do mesmo ramo aplicarem isso nas suas empresas também.

É importante vermos empresas grandes como a H&M se vendo obrigadas e lidar com esse tipo de assunto. Temos ainda uma longa caminhada para o “mundo ideal”, mas são com novas atitudes – uma aqui, outra ali – que podemos dar grandes passos a favor de uma indústria mais consciente.

Como dito no próprio video da H&M sobre o assunto: juntos podemos fechar o ciclo e não deixarmos a moda ir para o lixo.

E como era de se esperar, mais uma vez M.I.A. traz um clipe forte e artisticamente bonito. Sente só: hm.com/ca/world-recycle-week

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