Pausa para o café com: Stampo

blog_6 (1)

O pausa para o café da semana veio cheio de graça e estilo. Parei para conversar com a Natália Caramello e a Mariana Metran, criadoras da Stampo – marca de roupas adepta ao slow fashion e que se preocupa com a autenticidade e a qualidade de cada peça que produzem.

Há um tempo acompanho a marca pelo Instagram e a cada dia que passa me encanto ainda mais com as modelagens super originais e com as estampas que comunicam toda a identidade que a marca tem. E essa personalidade forte vem das mãos cuidadosas e atentas das duas, que participam de todo o processo de criação e aplicam na marca a ideologia que carregam e a vontade que tem de comunicar moda da sua maneira.

blog_3 (1)

blog_5 (1)

Se você ficou curiosa para saber sobre como a Stampo começou e se desenvolveu, no nosso bate papo elas contam tudinho! Olha só:

– Como surgiu ideia de criarem a Stampo? Vocês já trabalhavam com moda antes?

Eu e minha sócia somos formadas em Moda, com foco na área de Modelagem.

Nós trabalhávamos com moda antes de criarmos a Stampo, mas a insatisfação com o mercado de trabalho e os nossos antigos empregos nos incentivaram a abrir o nosso próprio negócio, onde poderíamos colocar todas as nossas idéias em prática.

Iniciamos os projetos da Stampo em 2012 quando ainda trabalhávamos para outras empresas e somente em 2014 resolvemos oficializar a abertura da empresa, foi um momento de decisões difíceis, acabamos arriscando e o retorno positivo que recebemos das nossas primeiras clientes nos ajudou a seguir em frente.

A Stampo hoje é formada apenas por nós duas, somos responsáveis por todas as etapas da marca desde a criação e modelagem até a etapa final de venda e envio.

– A produção de cada coleção de vocês é limitada. Vocês se consideram uma marca slow fashion ou tem alguma simpatia por esse tipo de movimento da moda?

Acreditamos fazer parte do movimento, vemos o slow fashion como uma alternativa à produção em massa.  A nossa produção é limitada, fazemos apenas duas coleções por ano, com uma quantidade pequena de peças por modelo para que as clientes tenham uma exclusividade ao vestir nossos produtos, e principalmente para que as peças possam levar o tempo necessário para serem produzidas com qualidade.

Os processos de criação e modelagem das peças da Stampo são feitos por nós duas, já o corte, costura e estamparia são desenvolvidos em oficinas locais aqui da região do ABC Paulista, que é onde trabalhamos.

blog_9 (1)

blog_8 (1)

 – As estampas são um ponto forte da marca. Como acontece o processo de criação de cada uma delas?

Gostamos muito de estampas e evidenciamos isso na maioria das nossas peças.

Em todas as coleções desenvolvemos ao menos três estampas exclusivas, as artes são criadas de acordo com a proposta da coleção e nem sempre seguindo as tendências de moda, o processo de desenvolvimento dos desenhos é feito por uma amiga designer de estampas, que cria e executa o desenho à partir das nossas idéias.

O custo para se produzir uma estampa exclusiva, principalmente com uma variedade grande de cores ainda é muito alto, esse é o único motivo para não produzirmos uma coleção somente com desenhos exclusivos. Nosso foco é com o tempo ir aumentando cada vez mais a quantidade de artes próprias e produzir menos peças com tecidos garimpados.

blog_10 (1)

blog_2 (1)

– Qual a principal mensagem que pretendem passar com a marca de vocês?

Gostaríamos de passar a mensagem de uma moda consciente. Nós criamos a Stampo com o intuito de fazer aquilo que acreditávamos, a decisão de sair das grandes empresas que trabalhávamos para criar a Stampo foi baseada nisso, e isso está presente nas nossas criações e na forma como trabalhamos.

– Se a Stampo fosse uma pessoa, como ela seria?

Seria uma pessoa que acredita nos seus sonhos e não tem medo de tentar o novo, está sempre aberta para novas histórias e possibilidades.

blog_7 (1)

blog_4 (1)

No site vocês podem conferir todas as peças bem de pertinho: stampoloja.com.br 🙂

E para não perder nenhuma novidade, sigam a marca nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *