Pausa para o café com: Insecta Shoes

É uma delícia poder conversar com pessoas que te inspiram tanto. E foi com essa sensação boa que bati um papo com a Bárbara e a Pamella, criadoras da marca de sapato Insecta Shoes.

Ao bater os olhos nas peças a gente logo se apaixona, a Insecta tem estampas lindas e modelos super moderninhos. Mas a marca vai muito além disso, e é ai que ela ganha ainda mais os nossos corações: as peças são 100% veganas (sem produtos de origem animal) e feitas a partir da reutilização de roupas usadas.

Ficou com vontade de saber mais sobre como toda essa ideia surgiu? Elas contam aqui pra gente:

Nome das criadoras da marca e formação:

Bárbara Mattivy, formada em marketing e Pamella Magpali, designer de moda.

Como surgiu a ideia de fazer sapatos veganos e reutilizando roupas usadas?

Bárbara tinha um brechó online dedicado a garimpos vindos de vários lugares. Já Pamella era dona da marca de calçados MAG-P Shoes, que eram produzidos artesanalmente com excessos de couro da indústria calçadista. Da união não só das empresas mas também da ideologia que tinham em comum – o conceito de upcycling – foram criados os 20 primeiros pares de sapato com estampas lindas vindas das roupas que tinham menos saída no brechó.

Vocês podem explicar um pouquinho mais sobre o universo de moda vegana no mundo e no Brasil especificamente?

É um universo ainda bem nichado, principalmente no Brasil, mas em constante expansão. Lá fora as opções são maiores, mas a cada dia se encontra mais restaurantes veganos e opções de moda vegana no nosso país. Nas redes sociais têm se visto bastante discussão a cerca do assunto, sempre bem elucidativas e conscientizadora.

Porque vocês acham que é importante pensar nesse conceito de reutilização?

Acreditamos que a forma mais ecológica de fazer moda é reaproveitando do que já existe no mundo, aumentando a vida útil do que já está por aqui, ao invés de produzir algo novo. Reciclar, claro, é fundamental, porém mesmo reciclando ainda se produz um impacto menor no meio ambiente. Nós acreditamos que o upcycling é a maneira mais verde de praticar moda sustentável 🙂

O “feito a mão” tem tido um retorno muito forte e vocês trazem muito isso para a Insecta. Qual a importância desse processo para a marca?

O sapato em si já é um produto mais artesanal, grande parte dele é feito a mão. Porém o nosso é ainda mais, pois são muito exclusivos. Por exemplo, com uma peça de roupa de produz 4-5 pares, que depois nunca mais vão existir igual. Isso dá um caráter ainda mais artesanal à peça. Além do que, existe um cuidado maior no acabamento e produção do produto quando ele é feito a mão.

 

O conceito de reutilização e reciclagem é de extrema importância e é muito bom ter essa alternativa para o consumo de roupas também. Ao comprarmos um produto vegano compramos também essa ideia e apoiamos quem vem fazendo sua parte para um mundo melhor.

Como você viu os sapatos são super exclusivos e acabam rapidinho, então siga a Insecta nas redes sociais para não perder a oportunidade de comprar aquela estampa que você amou!

Facebook: facebook.com/insectainsecta

Instagram: @insectashoes

Site: insectashoes.com

Um comentário em “Pausa para o café com: Insecta Shoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *