Pausa para o café com: d.uas design

blog_-5-2

O bate papo da vez veio em meio às cores de uma marca que é puro encanto: a d.uas design. Com origem em Recife, a marca já ganhou os corações de muita gente pelo Brasil todo. Eu que já acompanhava o trabalho delas pelo Instagram, pulei de alegria quando me enviaram essa saia linda e cheia de bossa. E por onde passo vem a pergunta: da onde é a sua saia?

blog_-3-2

blog_-7-1

E não é só de roupas lindas que o universo da d.uas está repleto, na verdade tudo começou de um jeito super diferente. Lia Tavares e a Mariana Viturino – criadoras da marca – deram os primeiros passos vendendo móveis com suas estampas exclusivas. O sucesso foi tanto que a começaram a crescer e desenvolver seus tecidos de decoração para a produção de vestuário.

blog_-6-2

Ficou curiosa para saber sobre todo esse processo? A Lia conta tudinho aqui:

Vida de Amora: Como começou a d.uas? A moda veio antes ou foi a decoração?

d.uas: A d.uas iniciou em 2010, com a idéia de trabalhar estampas exclusivas para mobiliário. Garimpamos alguns móveis e desenvolvemos estampas exclusivas para essas peças. Nessa época nós ainda estávamos na universidade e tínhamos estágios em áreas diferentes. A d.uas era o nosso terceiro turno e os nossos fins de semana.

Com o tempo, vimos a necessidade de ampliar esse catálogo de estampas para decoração em geral, inclusive vendendo a metro para quem desejasse reformar seus próprios móveis. Criamos uma linha de móveis pés palito e foram o maior sucesso, tanto que trabalhamos com eles até hoje.

Visando o não desperdício de tecidos dos móveis (a nossa matéria prima mais cara), passamos a fazer almofadas e acessórios estampados para o dia a dia (necessaires, estojos, carteiras).

Logo depois a demanda por estampas foi crescendo e algumas pessoas chegavam a comprar nossos tecidos de decoração para fazer roupas! Assim começamos a visar um crescimento da d.uas, agora em outro nicho. Mas só tínhamos o know how das estampas, e por isso foi preciso ampliar a equipe com modelista, costureiras, etc.

Hoje contamos com uma equipe de criação e desenvolvimento das estampas e peças, equipe de vendas e fornecedores na área de moda e decoração.

Com isso, ampliamos muito o nosso público alvo, pois o foco de decoração era de pessoas já com casa montada ou jovens casais. Com moda e acessórios, conseguimos atingir um público mais jovem, pois a faixa de preço dos nossos produtos tornou-se muito mais ampla, nos colocando como uma marca mais democrática.

Na moda, procuramos sempre atender o público mais diversificado possível, prezando sempre pela exclusividade nos produtos, produção local, preço justo e consumo consciente.

blog_-5

blog_-2

V.A.: Queria que contassem um pouco sobre essa relação de vocês com as estampas. Acho muito legal o leque que abrem para aplicá-las tanto em roupas quanto em objetos e até papel de parede. Vocês consideram as estampas o coração da marca?

d.uas: Sim! Tanto que definimos que o “nosso negócio é estampa!”. Hoje não nos consideramos uma marca de moda ou decoração, somos uma marca que desenvolve estampas e aplicamos em diversas superfícies. Apesar de, atualmente, nosso faturamento com moda representar quase 70% do total da marca.

A cada coleção desenvolvemos estampas para moda e decoração, mas como trabalhamos também com encomenda em decoração, muitos clientes acabam pedindo estampas que haviam sido pensadas para moda. A ideia é que não haja uma hierarquia no nosso portfólio, é que o cliente fique livre para escolher o que mais combina com ele e com a casa dele. 🙂

blog_-1

blog_-6

V.A.: Como acontece o processo de criação? Qual a maior inspiração de vocês?

d.uas: Quando trabalhávamos apenas com decoração, não seguíamos calendários, lançávamos as estampas livremente, até porque eram exclusivas para cada peça. Logo depois, já trabalhando com moda, resistimos um pouco a cumprir calendários pré-determinados, mas vimos que poderíamos usar a ideia de coleções como nossa aliada.

Hoje nós amamos trabalhar com temas, assuntos e inspirações. Assim conseguimos mergulhar um pouco em assuntos diferentes a cada coleção.

Definimos anualmente as nossas coleções, os temas e iniciamos o processo de pesquisa. Viagens, livros, pinterest, imagens, paletas de cor, detalhes arquitetônicos, tudo isso nos auxilia na criação das nossas estampas e produtos.

blog_-7

V.A.: Quais as dificuldades e alegrias de ter uma marca própria?

d.uas: As alegrias são muitas (as dificuldades também! haha). Acordar nas segundas feiras e ir pro trabalho feliz parecia utopia, mas não é! Esbarramos nas dificuldades burocráticas para as pequenas empresas, nas dificuldades de fornecedor, de abrir mão de fins de semana. Por muitos anos o trabalho se torna a prioridade 1, 2 e 3 da sua vida. Mas com o tempo vamos conseguindo equilibrar. 🙂

V.A.: Se a d.uas fosse uma pessoa, como ela seria?

d.uas: Seria uma mulher livre, independente, comunicativa, que ama seu corpo e briga pelo seu espaço.

blog_-5

blog_-3

Gostoso saber mais sobre o desenvolvimento e crescimento de uma marca tão completa como essa. Ter a sua própria marca é descobrir um universo de possibilidades e ir se desafiando e entendendo bem de perto o seu público. O importante é ter a sua identidade bem formada e seguir em frente, abraçando todas as oportunidades que seu trabalho pode te dar!

E para acompanhar diariamente a d.uas, siga a marca nas redes sociais:

Instagram: instagram.com/duas

Facebook: facebook.com/d.uasdesign

Site: duasdesign.com

Um comentário em “Pausa para o café com: d.uas design

  1. Sou de Recife e adoro essa loja, que amor vê-la aqui. Flávia, atualiza tua lojinha do enjoei ou faz um site com algumas peças que não queres mais! haha

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *