Pausa para o café com: Caixa Cosmo

blog_11

Quando conheço projetos inspiradores fico doidinha para saber mais sobre eles e trazer essas informações todas aqui para o Vida de Amora. E foi isso que aconteceu quando conheci a Caixa Cosmo, o primeiro clube de assinatura de produtos criativos do Brasil.

Ilustrações, objetos de decoração, gastronomia artesanal e tantas outras coisas muito bem selecionadas podem chegar à sua casa todos os meses. Quem garante a alegria é uma equipe pra lá de criativa que escolhe itens de pequenas ou novas marcas que entraram no mercado com um propósito consciente e que dão valor para o feito à mão e no Brasil. Ah, e pra completar tem o fator surpresa que deixar tudo ainda mais especial: você só descobre o que vem dentro da caixa quando ela chega até você. Cada mês uma nova experiência!

blog_10

blog_9

O projeto é uma ótima alternativa para quem quer conhecer novos produtores, se inserir no movimento que apoia as marcas conscientes e fortalecer o pequeno negócio.

Ficou curiosa para conhecer a mente por trás dessa ideia brilhante? Bati um papo com a Melinna Passi, criadora da Caixa Cosmo, que contou todas as suas inspirações para a gente:

Vida de Amora: Conte um pouco sobre você e sua trajetória até a criação do projeto.

Caixa Cosmo: Olá, sou nascida e criada em São Paulo, capital, tenho 32 anos. Sempre fui muito criativa e realizadora e por isso acreditei que meu destino fosse trabalhar como diretora de arte. Acabei me tornando bacharel em comunicação social especializada em publicidade e propaganda. Mas depois de me frustrar na vida de agência, mudei de área, e passei a trabalhar como designer de experiência em empresas de TI. Tudo ia muito bem até perceber que minha vocação era mesmo empreender. Daí entrei num processo de auto conhecimento, de olhar para toda minha trajetória profissional, entender o que gostava mais e como juntar tudo isso num negócio com propósito. A Caixa Cosmo demorou 6 meses para “vir ao mundo”. E hoje me proporciona esse contato com tudo que amo: pessoas, arte, design de experiência, curadoria, internet, e mais todas as outras habilidades que venho aprendendo no caminho.

blog_8

V.A.: Quais foram as suas inspirações para criar a Caixa Cosmo?

C.C.: Antes da Caixa Cosmo trabalhei durante quase 2 anos como líder de experiência do usuário numa empresa de internet relacionada a artesanato. Conhecer de perto os artesãos e suas motivações foram completamente inspiradoras. Desejei fazer algo para movimentar este mercado no Brasil e o formato de clube de assinatura foi só um meio de viabilizar isso. A ideia foi inspirada nas necessidades dos produtores independentes que conheci de perto.

V.A.: Seu projeto é super novo, já conquistou um espaço super legal e foi idealizado todinho por você. Você já conseguiu agregar parceiros nessa caminhada? Como funciona o papel desses colaboradores?

C.C.: Considero parceiros todos que de alguma forma participam dessa jornada. Desde os produtores que confiam no meu trabalho quando apresento a proposta de parceria, até quem “faz acontecer” junto comigo todos os meses. O trabalho é todo feito por mim e por colaboradores freelancer – a Bia Figueiredo (conteúdo), o Arthur Rodrigues (video maker) e o Fellyph Cintra (desenvolvedor). A primeira contratação oficial está nos planos para este ano.

blog_7

blog_6

V.A.: O seu foco principal são os pequenos empreendedores. Como acontece a curadoria das marcas a cada mês? Qual o seu foco principal nessa escolha?

C.C.: A curadoria é feita pela internet e em pequenas feiras independentes em São Paulo. O foco principal são produtos atemporais, funcionais e com design caprichado.

V.A.: Qual a parte mais difícil e a mais gratificante de montar as caixas e entregar para o seu publico?

C.C.: A parte mais desafiadora talvez seja me superar em todas as áreas, até naquelas que não são meu forte. Faça chuva, faça sol, tento manter minha mente centrada e atenta a toda experiência. A ideia é que todos que tenham contato com o projeto se sintam felizes e parte de algo maior. O negócio nasceu para ser sustentável, então se consigo realizá-lo da melhor maneira, acaba sendo essa a parte mais gratificante também.

blog_3

blog_2

V.A.: Conte um pouco da sua relação com as pequenas marcas e com o movimento consciente que vem surgindo no mercado.

C.C.: Anos atrás eu criei alguns acessórios femininos e vendi pela internet, essa marca não durou muito tempo, mas o suficiente para entender o tamanho do amor e dedicação que cada produto precisava para “nascer” e chegar ao cliente, que depois vai levá-lo para sua realidade e dar um sentido todo particular para a peça, chamo isso de ciclo de valorização do talento.

Comprar do pequeno é uma atitude simples com impacto social enorme – promove o desenvolvimento econômico, valoriza o talento e a habilidade de outro ser, muda os hábitos de consumo, além de preservar a cultura local. Tenho vários amigos com marca própria, que produzem de forma independente e noto que esse movimento vem ganhando mais corpo. Tem espaço para todo mundo! Não considero um movimento passageiro, é um novo modelo de consumo que veio para ficar e está sendo encabeçado por pessoas que já se conectaram nessa energia, que tem empatia desenvolvida.

V.A.: Se algum artista quiser participar do projeto, de qual forma ele pode fazer isso?

C.C.: Estamos abertos a receber interessados durante todo o ano, de qualquer cidade do Brasil. É só escrever para curadoria@caixacosmo.com.br

blog_1

blog_5

Aproveita que hoje é o primeiro dia do mês e já corre lá no site para assinar a sua e se surpreender com esses produtos. O mais legal é que esse mês tem edição especial de aniversário com itens super artísticos criados por produtores das feirinhas de São Paulo! Mais um motivo para querer fazer parte desse clube 🙂

Acompanhe todas as novidades da Caixa Cosmo nas redes sociais:

Site: caixacosmo.com.br

Instagram:instagram.com/caixacosmo

Facebook:facebook.com/caixacosmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *