Pausa para o Café com: A Fine Mess

blog_ (11)

Utilizando a moda como forma de comunicação, a A Fine Mess trouxe para o Pausa para o Café uma inspiração a mais para quem deseja abrir sua própria marca ou para quem gosta, assim como eu, de conhecer melhor os processos criativos de um produtor independente e se sentir mais próximo de quem faz. Com uma mensagem de empoderamento e força do ser feminino, a marca vem ganhando seu espaço e buscando se comunicar sempre de forma transparente e cheia de leveza, valorizando o corpo de cada mulher e trazendo o conforto ideal para o nosso dia a dia.

Bati um papo super gostoso com a Jú Lika, criadora da marca, que nos contou sobre como tudo começou. Confira aqui como foi nossa conversa:

blog_ (2)

blog_ (3)

Vida de Amora: Conte um pouco sobre você e o que fazia antes da A Fine Mess?

A Fine Mess: Antes da AFM exercia a função de arquiteta, trabalhava com cenografia. Passei por várias áreas desde paisagismo, urbanismo até interiores e construção para finalmente descobrir que o que gosto mesmo é de moda.

V.A.: Qual foi a maior motivação para criar a marca?

A.F.M.: A maior motivação foi o desejo de ter mais liberdade de horário e para criar. Já estava um pouco cansada da rotina desregrada que andava levando, sem tempo para nada. Dessa forma, aos poucos fui amadurecendo a ideia de fazer algo por conta própria.

Tudo começou quando passei um ano no Japão trabalhando com arquitetura, aí voltei e continuei na mesma área. Lá tive tempo para pensar em novas ideias e bastante inspiração. Todo esse processo levou uns três anos, entre a descoberta do que faria até resolver largar o emprego e me dedicar somente a marca. Nesse meio tempo, comecei vendendo em uma loja colaborativa, tudo despretensiosamente. No início vendia camisetas com modelagem quadrada, básica que cortava uma a uma e silkava em casa. Aos poucos fui ampliando os modelos e variedade das peças. Hoje em dia, continuo vendendo em lojas colaborativas e estou focada no comércio online.

blog_ (13)

blog_ (5)

V.A.:  Quais os maiores desafios de se ter uma marca própria e quais são as maiores alegrias?

A.F.M.: Com certeza a parte mais legal é cruzar as clientes na rua usando minhas criações e receber feedback de clientes satisfeitas elogiando meu trabalho, é muito gratificante.

O desafio é diário, manter uma marca pequena sozinha é bem trabalhoso. Cuidar das finanças, criação, produção, comunicação visual, tudo isso acaba ocupando quase todo tempo, porém de maneira dinâmica. Buscar parceiros e mantê-los a longo prazo é talvez a parte mais desafiadora.

Conciliar o tempo livre e o trabalho no inicio foi complicado, pois as coisas se misturavam, acho que até hoje acontece um pouco disso, mas no final mantendo uma rotina organizada as coisas vão se encaixando naturalmente e assim vou cumprindo a demanda de compromissos.

blog_ (10)

blog_ (7)

V.A.: Pelo Instagram da para perceber que a marca vai além de roupas bonitas, ela também passa uma mensagem de positiva e de empoderamento. Qual a maior inspiração de vocês para a criação dessas peças e do conceito no geral?

A.F.M.: Minha inspiração para criar as peças são mulheres independentes, que possuem uma rotina diária que muitas vezes envolve família, estudo, trabalho e lazer. Pensando nisso, busco oferecer modelos que sejam básicos e versáteis para o dia a dia dessa mulher urbana multifunções, possibilitando emendar um compromisso no outro sem se preocupar com o que está vestindo.

Acredito que a roupa é uma forma de expressão e nós da AFM defendemos a liberdade e igualdade para todas as mulheres e expressamos isso em mensagens através das nossas roupas.

Somos uma marca independente com produção local com criação e mão de obra, tudo feito no Brasil. Nossas peças são confeccionadas em pequena escala, valorizando a qualidade e durabilidade do produto.

V.A.: Se a A Fine Mess fosse uma pessoa, como ela seria?

A.F.M.: Se a AFM fosse uma pessoa, com certeza seria curiosa e inquieta, sempre em busca de novas ideias e aperfeiçoamento.

blog_ (6)

blog_ (4)

Fazer o que ama sempre foi considerado essencial para nos sentirmos completos e evoluirmos cada vez mais em nossa trajetória. E quando vemos que existe verdade e coerência em cada passo dado, tudo tente a crescer e trazer bons frutos. E é com essa verdade toda que a Jú vem fazendo sua parte nesse novo movimento da moda que é feita cada vez mais por nós e para nós.

Para acompanhar a A Fine Mess diariamente, siga a página dela nas redes sociais:

Instagram: afinemess_sp

Facebook: afinemessloja

Site: afinemess.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *