Mulheres empreendedoras – conheça 10 marcas conscientes criadas por mulheres

BRUNNA_2

Hoje é dia da mulher e aqui no Vida de Amora adoro falar sobre o feminino, levantar questionamentos, apresentar novos pontos de vista e debater sobre esse assunto tão necessário que é a valorização, liberdade e igualdade de cada uma de nós, bases do feminismo. Matamos um leão por dia nessa difícil, porém linda tarefa de ser mulher e nada melhor do que falar sobre elas que nos inspiram e nos motivam tanto nessa caminhada.

Estou falando das criadoras dessas marcas tão cheias de identidade e que comunicam através de suas peças uma história de empoderamento e responsabilidade tanto ambiental quanto social. Coincidência ou não, grande parte delas foram criadas, idealizadas e totalmente elaboradas por mulheres e, em homenagem a mais esse dia das mulheres, resolvi colocar 10 delas em uma lista cheia de inspiração:

CONCEITO_ADA

  • Conceito Ada: criada por Camila Puccini e Melina Knolow, a Conceito Ada nasceu da força do feminismo. Começando pelo nome – uma homenagem a Ada Lovelace, a mulher que calculou o primeiro algoritmo a ser processo por uma máquina, considerada a mãe da computação – as duas criam roupas atemporais e minimalista. E para completar, cada modelo desenhado por elas leva o nome de uma grande mulher que fez história na nossa luta. É ou não é para amar essa marca?

AMORAPAPEL

  • Amora Papel: a marca que da vida a capas de cadernos de forma super delicada e cheia de cor é toda elaborada pelas mãos da talentosa Karen Suehiro. Apaixonada por itens de papelaria desde a infância, Karen faz do papel sua principal forma de comunicação e expressão.

TATI

  • Tatiana de Francisco Jóias: o trabalho da Tatiana de Francisco é daqueles que a gente suspira só de olhar. São jóias que ela idealiza, desenha e faz, uma por uma, a mão. São elementos que ela encontra na natureza, no dia a dia e até dentro de si. São jóias muito antes de chegar a ser lapidadas em prata e decoradas com pedras, elas já podem levar esse nome no seu esboço. O trabalho da Tati representa a força da mulher – as mãos dela sabem do esforço que é para fazer cada peça – e a delicadeza dela pronta para ser usada.

DUAS

  • D.uas: marca comandada por mulheres que sabem expandir os horizontes e olhar sempre para frente. A Lia Tavares e a Mariana Viturino começaram vendendo móveis com estampas exclusivas e hoje vendem desde artigos de decoração até mesmo roupas. Tudo criado e idealizado por elas, que são pura inspiração quando o assunto é estamparia.

INSECTA

  • Insecta Shoes: alguns podem descrever a Insecta apenas como uma marca de sapatos veganos, mas pra mim ela vai muito além disso. Com papel significativo no movimento slow fashion, a Insecta é uma das mais completas marcas quando o assunto é moda consciente e, pra deixar tudo ainda mais lindo, o trabalho é todo realizado por mulheres – as cabeças por trás disso tudo são Bárbara Mattivy, formada em marketing e Pamella Magpali, designer de moda. A Insecta informa, propaga a ideia de forma responsável e dá exemplo de que a roda pode girar e que essa forma de negócio é possível sim. Além da marca, elas tem um blog que inspira, informa e fala sobre os assuntos que a gente mais ama: feminismo, consumo consciente, sustentabilidade e veganismo. Amor puro!

COTE_2

  • Design Côté: quando o assunto é reaproveitamento de material logo penso na Côté. A ideia nasceu do contato que a arquiteta Priscila Elisa Berselli tem com as sobras de madeira do setor moveleiro e dos projetos que realizam. E foi das madeiras e outros elementos que sobravam que a Priscila criou suas primeiras peças. A Design Côté é a prova de que resíduos, que o único destino seria o lixo, pode se tornar uma jóia e que você vai guardar com todo o carinho por muito tempo.

GIOCONDA

  • Gioconda Clothing: marca que valoriza o feminino da forma mais bela e delicada. A Gioconda é uma marca de underwear que vai contra o movimento de objetificação da mulher e apoia a liberdade e a ruptura de padrões. Ela vai a favor da essência feminina, do seu autoconhecimento e aceitação. Por trás de todo esse conceito está Cinthia Santana, pessoa de alma leve, coração puro e cabeça cheia de boas idéias.

VEREDAS

  • Vereda Joias: pedras brutas são a base da Veredas, marca de acessórios que faz desse material algo para ser levado como amuleto, como forma de recarregar as energias e enfrentar os dias com aquela proteção extra que é sempre bem vinda. Acreditar na força da natureza, na beleza do bruto e na delicadeza do ser são parte do trabalho da Lígia Nogueira, quem seleciona, idealiza e cria essas peças pra lá de especiais.

CAIXA_COSMO

  • Caixa Cosmo: projeto que apresenta produtores independentes e que contribui para a valorização do trabalho dessas e de várias outras mulheres que tem o seu próprio negócio, assim como a criadora desse projeto, Mellina Passi. A Caixa Cosmo, clube de assinatura e produtos criativos, traz mensalmente para seus assinantes uma série de itens selecionados por ela e que tem como diferencial o fator surpresa: quem compra só saberá o que vem dentro da caixa assim que receber! Uma forma divertida e criativa de conhecer marcas e experimentar novas sensações.

BRUNNA_1

  • Brunna Mancuso: a ilustradora Brunna Mancuso leva para o papel tudo que a inspira. Ela sabe fazer dessas cores e formas estímulos para os olhos até daqueles que não sabem nadinha de arte. O trabalho dela nos encanta pela graça, nos ganha pela relação com o cotidiano e nos faz querer ver mais e mais desses desenhos. Ela criou seu nome, sua identidade e sua marca através do seu traço e linguagem que agrada a todos por onde passa.

Criadoras, empreendedoras e cheias de talento, essas são algumas entre tantas mulheres que escrevem suas histórias com as próprias mãos e nos inspiram a querer fazer sempre mais por nós e pelo meio em que vivemos. Sozinhas já somos fortes e juntas podemos ser muito mais.

 

3 comentários em “Mulheres empreendedoras – conheça 10 marcas conscientes criadas por mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *