A escolha consciente de Emma Watson

 

Nessa segunda feira – dia 02 de maio – aconteceu o MET Gala 2016, evento beneficente organizado pelo Metropolitan Museum de Nova York, que tem como tradição receber os mais ousados looks em seu tapete vermelho.

Inspirada pelo tema do evento “Mão x Máquina: a moda na era da tecnologia” e sempre muito fiel a sua ideologia, a atriz Emma Watson ganhou destaque entre os demais por usar um vestido 100% consciente: com tecido composto por fios chamados Newlife, feitos 100% a partir de garrafas plásticas, e com o detalhe no sutiã de seda e algodão orgânico. O vestido foi idealizado por ela junto à Calvin Klein – que assinou a peça – e teve como parceria a ONG Eco Age, consultora de marcas quando o assunto é sustentabilidade.

Sobre sua escolha a atriz destaca: “o plástico é um dos maiores poluentes do planeta. Ser capaz de reutilizar resíduos e incorporá-los ao meu vestido prova que criatividade, tecnologia e moda podem trabalhar em conjunto”.

Outro cuidado que teve ao elaborar sua roupa foi fazer dela algo versátil, que pudesse ser usado de outras formas depois do evento. Com isso em mente, criaram um vestido formado por cinco peças que podem ser utilizadas separadamente em ocasiões futuras. Emma diz que poderá usar novamente todas as partes do vestido, quebrando a lógica de um grande setor da moda que dita que não se deve repetir roupa.

Emma tem plena consciência sobre os efeitos de suas escolhas, por isso definiu que em todas as suas aparições em tapetes vermelhos a moda sustentável estará sempre envolvida. Ela acredita que além da sustentabilidade essa é uma questão feminista, pois a maioria das fábricas que agem de forma irresponsável estão explorando a mão de obra feminina.

Como ela mesma diz: “Luxo pra mim significa estar em paz consigo mesma.“ E nada melhor do que ter a consciência
tranquila e saber que o que vestimos está também mudando o planeta. E ela ainda acrescenta: “um vestido de cada vez”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *